quinta-feira, 30 de outubro de 2008

melega parceiros

Entrevista Viração

Entrevista com Rassani da Revista Viração .

A revista viração procura trabalhar com jovens , a idéia é inteirar os jovens no meio deles, ou seja eles querem que os alunos aprendam a viver de uma maneira melhor, não só cuidando do futuro, mas dos filhos deles também. A revista Viração quer falar de um assunto sério , mas eles querem atingir o publico jovem , chamar a atenção das pessoas para um problema tão serio que é a poluição do homem na Terra. Seu objetivo também é que as pessoas tomem noção do mal que estão fazendo a Terra . Todo esse trabalho é feito pelos jovens desde a entrevista até a edição final.

Tudo é desenvolvido pelo jovens , mas com a ajuda de pessoas que já teve algum trabalho relacionado a isso então os jovens tem interação total no trabalho da revista Viração .

A revista é muito interessante vale a pena dar uma olhada no trabalho deles. A revista procura trabalhar com toda colaboração dos jovens não só daqui de São Paulo , mas de todas as regiões, destaca também o racismo que é um problema muito serio então vamos nos ligar na revista e ver o resultado desse trabalho que vem dando frutos.

Entrevista realizada pelas alunas Ariane Aparecida Silva e Vanessa Cristina de Marias

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Conferência - 29/10

Começamos o dia com a conferência Educomunicação Socioambiental onde alguns alunos do Educom apresentaram o palestraste. A conferência foi iniciada com algumas palavras da professora da Fundação Cásper Libero e pesquisadora do NCE/USP Eliany Salvatierra na qual elogiou algumas qualidades do palestrante. Ismar de Oliveira Soares usou uma frase de efeito na qual dizia: “A crise ambiental é um palco de lutas e conflitos em torno do poder de locução” ( Eda Tassara 1992) Conceituou educomunicação e sua prática e informou a continuidade do assunto na mesa redonda. Foi mostrada a ligação da educomunicação com o meio ambiente , e a mídia muito abordada. O palestrante falou sobre a preocupação das crianças e também a preocupação dele sobre a crise da comunicação, e a crise do meio ambiente. A preocupação com o futuro não só deles mais de seus filhos... Na qual entra a questão do stresse ecológico, as crianças de tão preocupadas com seu futuro resolveram intervir com certas atitudes que mostravam seu interesse de participar de assuntos relacionados a ele mesmos. Ele citou uma experiência na qual as crianças queriam opinar em certas decisões mais como o projeto e sua realização já tinha sido programado então elas se sentiram excluídas do projeto. Achamos que foi uma falta de democracia pois uma escola devia levar em conta as opiniões dos alunos como pessoas tão importantes quanto eles mesmos. Então levamos experiências desta conferência como uma lição de como cuidar de nós mesmos e o mais importante do nosso planeta usando comunicação ter a a oportunidade de se expressar da maneira que achamos correto Texto: Vanessa e Ariane

Entrevista com o Marcelo Vicentin

Marcelo Vicentin é um professor da escola José Tavares do interior de São Paulo na cidade de Tuiuti ele está no simpósio acompanhando os seus alunos e também esta auxiliando os outros alunos, ele tem bastante relação com o meio ambiente por ter morado na Serra da Cantareira e hoje ele mora no interior mas também em uma área de preservação ambiental.

Entrevista - Felipe

Entrevistamos o Felipe ele é jornalista e educomunicador trabalha em uma ONG de Curitiba com projetos de educomunicação e no evento ele está dando uma força para todos os coordenadores não possui um grupo próprio. Para divulgar projetos, noticias, conscientizar os jovens com que ele trabalha eles usam todos os métodos de comunicação, mídia impressa como jornais e revistas, áudio, vídeo tudo para orientar os jovens sobre os projetos, e o principal retorno que ele nota é o que acontece com os próprios jovens eles se soltam mais perdem um pouco da vergonha, e conseguem perceber a mensagem que a mídia quer passar com mais clareza e rapidez, nota também um bom retorno desse projeto mas o projeto só tem 3 anos então ainda não conseguiram muitas coisas mas estão trabalhando cada vez mais procurando esse retorno.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Entrevista professor Carlos Educom Rádio

Carlos Lima é Coordenador do programa Nas Ondas do Radio na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e presidente do Comitê Gestor da Lei Educom.

Ele trouxe para o Simpósio cerca de 100 crianças e adolescentes que vieram do programa Nas Ondas do Radio que desenvolve projetos de Rádios nas escolas. Informou ter aqui varias outras escolas da Rede que desenvolvem trabalhos com blog e também com vídeo, trabalhando de forma integrada, os meninos que estão fazendo Radio estão conversando com o pessoal de vídeo e pessoal de revista que estão desenvolvendo e escrevendo as revistas. Seu papel aqui é trazer os jovens destas escolas para aprender e colocar em prática o que eles fazem dentro das escolas, usando pra isso a mídia Rádio como a forma de se comunicar com as pessoas. Colher varias entrevistas, editar o material e colocar no ar pela Internet para que as pessoas que não vieram no evento possam saber o que aconteceu.

Carlos informa ainda que está na Secretaria da Educação do Município de São Paulo a cerca de 2 (dois) anos como coordenador do programa, mais já desenvolvia trabalho com Rádio faz 10(dez) anos em escolas do estado na zona leste e nesse tempo todo ele tem desenvolvido vários projetos em escolas e sempre abrindo espaço para crianças e adolescente se comunicar através do Rádio.

Por que o Rádio é a Mídia mais interessante que existe dentre outras é a mídia mais fácil, barata e é uma mídia que as pessoas podem ouvir sem fazer nada. O Programa Nas do Rádio mais conhecido como EDUCOM nasceu com equipamentos parecidos como a radio convencional e agora poderemos fazer Rádio com o computador e ele vai mostrar no workshop como fazer Rádio com o computador da sua casa ou de sua escola ou do seu leptop com softwares e com o resultado muito interessante e vai apresentar como o Rádio é uma possibilidade pedagógica no espaço escolar.

TEXTO:Lucio Risso Filho

Abertura do IV Simpósio Brasileiro de Educomunicação

A abertura do Simpósio ocorreu no teatro do SESC V. Mariana às 10:00 Horas e a mesa foi composta por Seis(6)integrantes:

Samyra Crespo - Secretária do Meio Ambiente

Danilo Santos de Miranda - Diretor Regional do SESCSP

Ismar de Oliveira Soares - Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação - NCE/USP

Joseph Chittilappilly - Secretário Geral do Intenational Institute of Journalism and Communication – IIJC

Marisa Vassimon - Gerente de Mobilização Comunitária do Canal Futura

Luiz Augusto Milanesi - Diretor da Escola de Comunicação e Artes.

Os integrantes da mesa falaram um pouco sobre as questões Ambientais e Educação:

O Professor Ismar de Oliveira Soares “aqui no SESC V. Mariana esta acontecendo um laboratório de pratica educomunicativa e reflexão para que facilite o dialogo entre as gerações”

A secretaria Samyra diz que a visão participativa da escola é a chave e também que a tarefa do seculo XXI é de educar para a sustentabilidade.

A Marisa Vassimon fala que o canal futura produz e exibe os programas articulados com agenda de meio ambiente desde a origem. E ela também disse que no simpósio deve ser discutido alguns itens como: código de ética, autoria e como jovem reproduz o que aprendeu.

Abertura 28/10

Abertura do VI Simposio de Educomunicação. Joseph Chittilappilly - Luiz Augusto Milanesi - Samyra Crespo - Danilo Santos de Miranda - Ismar de Oliveira Soares - Marisa Vassimon. (Da Esquerda à Direita) Carlos Minc - Ministro do Meio Ambiente (Representado no palco por: Samyra Crespo) A abertura foi realizada no teatro do SESC Vila Mariana.

Simposio

VI Simposio Brasileiro de Educomunicação. Local: SESC Vila Mariana Data: 28, 29 e 30 de Outubro Abertura: Dia 28/10 as 10h